quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Colocando as minhocas

Respondendo mais perguntas... (aliás, estou adorando as perguntas... às vezes penso em tanta coisa que acabo esquecendo de escrever algumas).
1) Dependendo do lugar de onde você compra as minhocas, você compra pro quilo, por litro ou por unidade. Uma minhoca pesa mais ou menos uma grama, ou seja, um quilo tem 1000 minhocas. Um litro de minhocas tem mais ou menos 1500 minhocas.
2) A caixa da comida tem sim mais coisa além das minhocas e da comida... vou explicar nesse post. E a comida vai na caixa de cima... então quando ela encher, você põe a que estava em cima no meio e a que estava no meio ficará em cima, para você continuar colocando comida. Tudo fará sentido, acredite. hahaha

Bom, agora que já sabemos montar o minhocário, precisamos colocar as minhocas, certo?
Mas não é só conseguir as minhocas e jogá-las lá... tem um jeitinho de fazer isso (pelo menos eu fiz assim e, de experiências anteriores, funcionou melhor).
As minhocas vão na caixa de cima (uma das que tem os furinhos no fundo). Antes de colocar as minhocas, coloque algo seco por baixo. Serve papel ou jornal picado (sem impressão colorida, porque tem metais pesados e contamina o húmus!), serragem ou folhas secas. Coloque o suficiente para dar um dedo de profundidade. Por cima dessa camada, comece a colocar as minhocas. Se elas já vieram no húmus, coloque do jeito que vieram. Se elas vieram sem húmus, junte terra ou húmus (o melhor é húmus), o suficiente para que as minhocas não fiquem muito visíveis.
As minhas minhocas vieram assim:



Eu escolhi serragem para por no fundo, porque já tinha em casa.


Depois de todas as minhocas estarem na caixa...


Então, por cima das minhocas com húmus, coloque um pouco mais de serragem/folhas secas/papel ou jornal picado. Isso é para ajudar no controle da umidade e incrementar a cama (o lugar onde as minhocas ficam) das minhocas. Não precisa de muito, só um pouco.


Prontinho! Suas minhocas já estão na caixa. Agora coloque a caixa com tampa no lugar (lembrando, é a de cima) e espere uns dias.
Quando eu digo uns dias, eu esperei duas semanas para as minhocas se ambientarem. É bom dar um tempo para elas conhecerem a "nova casa" e se habituarem com o espaço. Não se preocupe se você encontrá-las passeando dentro das outras caixas... só fique de olho se elas começarem a sair pra fora da caixa ou muitas morrerem secas na caixa do fundo.
Eu recomendaria no mínimo uma semana de repouso para as minhocas antes de começar a colocar a comida... Pra mim deu certo. =)

Nenhum comentário:

Postar um comentário