domingo, 26 de setembro de 2010

Montando seu minhocário

Respondendo a pergunta da Andreia, eu vou indicar alguns lugares para conseguir minhocas vermelhas-da-Califórnia.
Um é a Morada da Floresta, que fica aqui em São Paulo. Outro, de onde eu peguei as minhas, foi com o Bicho Brasileiro. de Curitiba. Tem o Minhobox, também, mas a quantidade mínima é muito grande para um minhocário só, eu acho. É só procurar na internet que é fácil de achar os sites, e aí é só escolher um (ou qualquer outro).
Você pode pegar minhocas de alguém que tenha um minhocário pronto e estável, porque mesmo tirando algumas o sistema se equilibra rapidamente, por que as minhocas se reproduzem no sistema.

Agora vamos começar com a montagem do minhocário mesmo. O meu sistema é baseado no sistema da Minhocasa (projeto muito interessante de Brasília - http://www.minhocasa.com/). É composto de três caixas iguais, de plástico, que se encaixam, e uma tampa só. Eu coloquei uma torneirinha para facilitar a retirada do chorume também.
As minhas caixas são muito boas (são da Marfinite (http://www.marfinite.com.br/), mas qualquer tipo de caixa que se encaixe uma dentro da outra serve (para este modelo de minhocário... existem outros que colocarei em outros posts).
Eu escolhi caixas de 40 litros porque tenho lixo equivalente a seis pessoas... mas o tamanho da caixa varia de acordo com a necessidade de cada um. E quanto maior a caixa, maior o tempo que leva para o húmus ficar pronto e mais minhocas são necessárias.
Esse minhocário funciona assim: a última caixa será para o chorume; a do meio fica vazia e a de cima é onde se coloca as minhocas e a comida, e ambas tem furos no fundo, para a passagem livre das minhocas. A comida vai sendo colocada (em proporções que vou explicar num outro post) e quando a caixa encher, você inverte a do meio com a de cima.
Parece complicado, mas não é... é simples.

Vamos para o passo-a-passo:
1) É preciso escolher o tipo e o tamanho de caixa mais adequado para você, e isso depende de quanto lixo orgânico (que pode ser utilizado no minhocário) você produz. Para uma família de 5 pessoas, com uma produção boa de lixo orgânico (400 gramas por dia), uma caixa de 30 litros é suficiente. Outro jeito de escolher o tamanho é o espaço disponível para colocar o minhocário. Não adianta querer colocar caixas de 30L ondenão tem espaço, né?

2) Marque e faça os furos. O melhor é que eles tenham diâmetro suficiente para as minhocas grandes passarem (0,5cm é ideal), e que fiquem em distâncias mais ou menos iguais. Lembrando: faço furos em apenas 2 das 3 caixas.



3) Se quiser, instale um torneirinha (daquelas de bebedouros, feitas de plástico). Isso não é necessário, mas nas caixas maiores facilita a retirada de chorume porque você não precisa levantar as outras quando estiverem cheias e pesadas. Não se esqueça de vedar bem, senão vai vazar chorume.



4) Limpe bem as caixas, para que não sobre nenhum resíduo para atrapalhar as minhocas ou contaminar o seu húmus.

Pronto, o minhocário deve ficar assim:


Aí, é só pedir as minhocas!
Mas as minhocas precisam ser instaladas antes de colocar a comida. Como este post já está gigante, explico outro dia mais detalhes! =)

2 comentários:

  1. Uhul! fotinhos!!
    Tenho mais uma pergunta: na caixa que ficam as minhocas e a comida, não tem que colocar mais nada, nem terra?
    E acho que não entendi bem uma parte...quando vc disse "quando a caixa encher, você inverte a do meio com a de cima", a qual das duas caixas vc se refere?

    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Eu compro minhocas por Kg, tamanho, unidade, safra, regiao ou NDA?

    ResponderExcluir