terça-feira, 14 de setembro de 2010

Alguns dados sobre lixo

Hoje em dia, o pensamento das pessoas está mudando. Antigamente, restos de comida na maioria dos casos eram apenas lixo (aliás, muitas vezes misturado com lixo comum). Hoje, além de se separar recicláveis do restante, muitas pessoas têm enxergado o potencial do lixo orgânico. Além disso, o lixo orgânico pode ser visto como um alimento muito rico para as minhocas de vermicompostagem. Alimentando as minhocas, também damos um fim interessante para parte (aliás, grande parte) do nosso lixo produzido em casa.
Sabia que no Brasil são coletadas aproximadamente 300.000 toneladas por dia? E só em São Paulo capital, são recolhidas mais de 105.600 toneladas por dia?(de acordo com o IBGE no ano de 2000).
Estimando (pelo censo do IBGE de 2007) que o município de São Paulo tenha 10.900.000 habitantes, temos a quantidade de 9,7 quilos de lixo por pessoa por dia, dos quais aproximadamente 45% é reciclável (que nem sempre é separado e enviado para a coleta seletiva)e 40% é orgânico.
Claro que nem todo o lixo orgânico pode ser aproveitado num minhocário, mas grande parte dele sim.

Pense nos números acima... Produzimos muito lixo, infelizmente.
Mas o minhocário vem como uma das saídas para diminuir a quantidade de lixo produzida.
Cada um faz o que pode. =)

3 comentários:

  1. Estou super ansioso para a formula de como fazer um!!!

    ResponderExcluir
  2. Ou seja, pelas minhas contas (não sou o melhor com números, faço turismo), podemos reciclar/reaproveitar 85% de todo o lixo que produzimos?!
    É, realmente acho que falta um pouco de iniciativa!

    Parabéns pelo blog, ótima iniciativa

    ResponderExcluir
  3. Vi,

    Que bom que você começou a postar! Espero que o projeto dê certo e que o blog consiga te ajudar atingir seu objetivo.
    Uma sugestão: seria legal se você também colocasse no blog eventos que acontecem por São Paulo/Brasil/Mundo com essa temática ambiental (oficinas, debates...), deixar uns links, algo assim (não posso ajudar mais pq não entendo mto de blog)

    Boa sorte!
    Deia

    ResponderExcluir