quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Básico sobre minhocas

Pra ter um minhocário, eu descobri que não basta ter um espacinho e umas minhocas... é um pouco mais complicado do que isso.
É preciso proporcionar um ambiente bom para as minhocas, e para que tudo dê certo, é melhor que se tenha o tipo certo de minhoca. Não é qualquer minhoca de jardim que se deve usar.
As melhores são as Vermelhas-da-Califórnia (Eisenia foetida) ou a Gigante-africana (Eudrilus eugeniae).
As duas servem para minhocários, mas são diferentes. As Vermelhas-da-Califórnia são mais versáteis e se adaptam melhor a pequenos espaços como um minhocário em caixas. As Gigantes-africanas, embora funcionem bem em minhocários, são maiores do que as Vermelhas-da-Califórnia (têm de 22 a 32cm, enquanto as vermelhas têm de 6 a 12cm). A gigante também é mais exigente quanto a temperaturas fora do intervalo de 20 a 25oC, enquanto a vermelha se vira bem de 15 a 25oC no máximo.
No meu minhocário, eu tenho minhocas Vermelhas-da-Califórnia. Mas conheço pessoas que misturam os dois tipos de minhoca, já que a vermelha não se dá muito bem com carnes e proteínas, mas a gigante costuma dar certo com esse tipo de alimento.
A quantidade de minhocas vai depender do tamanho do seu minhocário e de quanto de "alimento" você pretende colocar por vez. Você pode calcular mais ou menos 2 minhocas para cada grama de alimento colocado por dia, já que a Eisenia foetida consome quando adulta aproximadamente 0,5g por dia.
As minhocas são a alma do minhocário, então é preciso acertar bem na escolha do tipo e da quantidade.

Um comentário:

  1. Agora sim começou o papo de minhoca! hahaha
    eu tenho uma pergunta, talvez preciptada porque você está só começando a escrever, mas vou fazer mesmo assim:
    Onde podemos encontrar essas minhocas para vender e quanto custa em média? (e como se compra minhocas? por kg? por unidade?)

    ResponderExcluir