segunda-feira, 20 de setembro de 2010

O que é vermicompostagem?

Agora sim começa a parte interessante! Vou começar a falar dos benditos minhocários. =)
Um minhocário funciona da seguinte forma: colocamos nosso lixo orgânico nele e as minhocas fazem o resto do trabalho para transformá-lo em húmus.
Ok, até aí é muito fácil, né? Mas o que é compostagem, pra começar?
A compostagem é um processo de degradação biológica, que com a presença de microrganismos, oxigênio e matéria orgânica produz composto, que é a matéria orgânica estabilizada em fase de humificação (e quando colocado no solo vira húmus). A vermicompostagem é um tipo de compostagem, no qual se usam minhocas para acelerar o processo de degradação da matéria orgânica e obter o vermicomposto, mais conhecido como húmus de minhoca. No sistema de vermicompostor, também é formado o chorume, um líquido formado no processo de degradação que pode ser utilizado como biofertilizante (em partes iguais com água).
E um vermicompostor nada mais é do que um minhocário.
A vantagem de se fazer uma vermicomposteira é que se pode utilizar espaços limitados, como apartamentos, e o processo é também mais rápido do que a compostagem convencional.
Nos próximos posts vou começar a explicar sobre como montar o seu minhocário ou mantê-lo da melhor forma possível (segundo as minhas tentativas no meu próprio minhocário).

Nenhum comentário:

Postar um comentário