terça-feira, 5 de outubro de 2010

Colocando a comida

Depois que você deixar as minhocas se adaptarem, chegou a hora de começar a colocar a comida.
Vou abrir um parêntesis: o meu minhocário tem como objetivo, além de diminuir o lixo produzido em casa, um projeto para o meu grupo escoteiro. Por isso testei várias coisas nele, pra chegar à melhor conclusão sobre como as coisas devem ser feitas. Então, as conclusões que eu cheguei com o meu minhocário serão passadas aqui porque funcionaram melhor comigo, mas pode ser que nem sempre funcionem melhor com todo mundo (depende do tipo e da quantidade de minhocas, por exemplo).
Voltando à comida... Não é todo tipo de comida que se pode colocar para as suas minhocas. Já vi muitas pessoas dizendo que tiveram ucesso quando colocaram pão, arroz, macarrão e até mesmo feijão. Eu não tive boas experiências com esses alimentos no meu antigo minhocário ("antigo" porque deu tudo errado, e aí eu comecei com a idéia de fazer um novo e mostrar para as pessoas como pode se fazer).
Pesquisando um pouco e por testes, descobri o que pode ou não ser colocado:

-PODE: borra de café, saquinhos de chá, legumes, vegetais, frutas, cascas de ovos, guardanapos de papel, folhas secas, palha ou serragem, papel (que não tenha impressões coloridas, porque contaminam a cama com metais pesados), restos de plantas e flores.
-NÃO PODE: madeiras tratadas, plantas doentes, carnes, peixes, laticínios (leite, queijo,etc), ossos e espinhas, sementes, gorduras e óleos.
-PODE POUCO: frutas cítricas, cinzas, restos de cebola e alho.

Massas, pães e arroz até podem ser colocados, mas em pouca quantidade e somente se não foram preparados com óleos e gorduras (até mesmo manteiga). E, claro, sem molho ou qualquer outra coisa. Mas cuidado! Eles mofam rápido, por isso a quantidade colocada não deve ser muito grande.
Frutas cítricas, restos de cebola e alho e cinzas não são muito legais porque alteram o pH da cama (que deve ser por volta de 7,0). Podem ser colocadas em pequenas quantidades, apesar disso.
Entende-se aqui que as pequenas quantidades são proporcionais ao tamanho do seu minhocário, e que devem representar menos de 1/4 dos resíduos adicionados.

Quando eu comecei a adicionar comida no minhocário, fui colocando aos poucos (principalmente para fins do meu projeto, eu pesei os resíduos - 100 gramas). Conforme foi passando o tempo, aumentei para 200 gramas, 300 gramas e até 400 gramas a cada dois dias, para ver a capacidade das minhocas. Mas pode-se colocar comida todos os dias.
Um ponto muito importante: NÃO coloque mais do que as suas minhocas podem comer por dia, por que as comidas mofam. Assim como nós, minhocas não consomem comida mofada, e nem o que está em contato direto com ela... isso prejudica muito o seu minhocário! Aí as minhocas, num longo prazo, começam a mrrer e seu minhocário não dará certo (essa é por experiência própria). =P

A primeira comida que eu coloquei no minhocário:




Nas primeiras vezes que eu coloquei comida, acabei misturando na cama para saber como as minhocas se comportariam, mas acabei descobrindo que não é o melhor. As minhocas se alimentam de cima para baixo, por isso o melhor é só despejar os resíduos por cima da cama e deixá-las fazerem o resto do trabalho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário