Outro fator importante para o sucesso do minhocário é acertar a quantidade de resíduos adicionados, e a qualidade deles também. Como já dito antes, é preciso ter um equilíbrio entre quantidade de matéria seca e matéria úmida. Resíduos de mais ou de menos no seu minhocário farão diferença na vida das suas minhocas.
Poucos resíduos: Apesar das minhocas poderem sobreviver até três meses sem se alimentar, seu próprio excremento é tóxico para elas. Por isso, elas não suportam ficar por muito tempo sem novos alimentos, dado o espaço restrito do minhocário. Passe a acrescentar mais resíduos, ou mesmo papel e jornal caso não esteja produzindo muitos resíduos de origem vegetal na cozinha. Só atente para a umidade do que acrescentar, e se preciso regue ou borrife com água para regular a umidade da cama.
Resíduos demais: as minhocas apresentam uma certa capacidade de transformação de resíduos em húmus por dia (vide post "Básico sobre minhocas"). O excesso de alimentos pode provocar o apodrecimento dos mesmos, e assim as minhocas se afastam deles e não os consomem, fazendo com que tais resíduos não sejam transformados em húmus e apenas apodreçam, causando mau cheiro. Deve-se calcular mais ou menos quanto há de minhocas no minhocário, e assim reavaliar as quantidades propostas. Se a quantidade de resíduos for muito maior do que a capacidade do minhocário, pode-se acrescentar mais uma caixa ao sistema, com mais minhocas e colocando resíduos nela também, ou pode-se construir outro minhocário.
Para isso que é importante calcular a sua produção de resíduos orgânicos antes de escolher o tamanho do seu minhocário, porque influencia muito na escolha (além do espaço disponível no local). Assim, não haverá resíduos de mais nem de menos, na maioria das vezes. Um dia ou outro também não é um problema, mas o excesso ou a falta recorrentes podem estragar o seu minhocário.
terça-feira, 30 de novembro de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário