quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Moscas e cama pouco arejada

Muito comum quando se faz uma composteira, o aparecimento de moscas não é um bom sinal no minhocário (e acho que na composteira também não, mas não tenho certeza). Outro problema comum é ter uma cama pouco arejada. As minhocas tenem a fugir, procurando por um lugar melhor. Às vezes elas saem do minhocário e morrem secas do lado de fora, o que é um sinal nem um pouco bom. Aí embaixo estão as dicas para tentar resolver esses dois problemas:

Cama pouco arejada: pode ser pelo excesso de vedação das caixas, ou por ela estar muito compactada. As minhocas precisam de oxigênio e de uma cama fofa para se locomoverem e se sentirem mais à vontade e exercerem sua plena capacidade de ingestão de resíduos. Por isso, o problema pode ser facilmente resolvido revolvendo a cama com um ancinho (e não com uma pá, para evitar partir as minhocas) de tempos em tempos, ou quando perceber que a cama está compactada demais. Pode-se aumentar a ventilação das caixas fazendo pequenos furos na tampa, o suficiente para ventilar sem que as minhocas saiam.

Aparecimento de moscas: pode ocorrer pelo mau cheiro ou pela cama estar muito úmida, quando se tem como tampa uma tela ou algum outro tipo de tampa que não seja inteiriça. O ideal é passar a utilizar uma tampa rígida, que vede bem para evitar a entrada de moscas e a fuga das minhocas.


No meu minhocário, eu tive esses dois problemas. A cama compacta muito facilmente quando está úmida, e eu tive muitos problemas com umidade no meu primeiro minhocário. As minhas minhocas fugiam o tempo todo da caixa. Passei a controlar melhor a umidade no meu novo minhocário, e fiz também furos na tampa. Eu acho que eu fiz furos demais, mas o que importa é que as minhocas não consigam sair por eles. Uma foto da minha tampa furada:



O problema com moscas foi diferente... estou com uma infestação de mosquinha de banheiro dentro da caixa. Não sei como elas entraram, mas todo dia abro a tampa e encontro muitas delas dentro... Tento tirá-las ao máximo, e agora estou testando fechar os buracos da tampa para ver se elas desaparecem.
Mais dicas nos próximos posts!

Nenhum comentário:

Postar um comentário