segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Cama muito úmida ou muito seca

Outro problema da cama é a umidade. Eu particularmente numca tive uma cama mais seca que o ideal, mas já tive que controlar o excesso de umidade algumas vezes.


Cama muito seca: pode ocorrer pelo excesso de material seco, como folhas secas, serragem ou papel, em conjunto com a falta de resíduos úmidos, como melão, melancia ou borra de café/chá. Para resolver o problema, é só diminuir a quantidade de material seco, sem aumentar muito a quantidade de material úmido. Pode também regar ou borrifar com água para suplementar e acelerar o processo. Mas não pode encharcar a cama, senão vai inverter o quadro e a cama vai ficar úmida em excesso. As minhocas nao gostam de camas muito secas, então é provável que elas ou fujam da caixa ou desçam para o compartimento do chorume.


Cama úmida demais: pode ser causada pelo excesso de resíduo com muita água, como o melão, ou da falta de papel e folhas secas. Pode ser também pelo excesso de chorume acumulado na última caixa. O problema pode ser resolvido acrescentando uma ou duas partes de papel picado e/ou folhas secas para uma parte de resíduos, sendo que o total acrescentado ao minhocário deve ser o mesmo do limite de consumo pelas minhocas, não mais. Continue colocando nessas proporções até perceber que o problema está controlado, e quando achar que o minhocário se manterá bem, passe a colocar somente os resíduos. Mas sempre é bom acrescentar material seco para garantir um maior controle. Se o problema for o excesso de chorume, é só retirar o excesso. As minhocas também não gostam de camas muito úmidas, então elas também devem tentar fugir da caixa. Mas não coloque só matéria seca, senão a cama passará a ser muito seca.


Fotos do meu minhocário com serragem:



Chorume na última caixa do sistema:



Uma coisa que eu aprendi também é que às vezes parece que há pouco chorume, mas na verdade há chorume em excesso. A minha caixa é grande, e uma vez achei que dois dedinhos de chorume não era muito, mas mesmo assim quis tirar. No fim das contas, os "dois dedinhos" de chorume eram mais de dois litros. =P

Nenhum comentário:

Postar um comentário