sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Um ambiente bom para as minhocas

Bom, já falamos um pouco sobre  minhocas, agora vamos focar um pouco na "cama" onde as minhocas vão ficar. Chama-se de cama a substância em que as minhocas ficam, dentro do minhocário.
A cama tem que ter algumas condições para que o seu minhocário dê certo. Mas não tem problema se ele não der certo de início, porque dá pra corrigir o ambiente de várias formas... é bastante coisa, então vou dividir em vários posts.
Primeiro, é preciso escolher um bom local para colocar as caixas. Elas não podem ser colocadas num local em que bata sol nela diretamente, porque vai esquentar demais. Mas cuidado para que não esfrie demais! Se for o caso, cubra com uma toalha, lençol ou algo do gênero para evitar grande perda de temperatura. O ideal é que fique num local ventilado, ao abrigo do sol e em torno de 25oC de temperatura dentro.
Outra coisa que influencia bastante na qualidade da cama é a umidade. A cama não pode ser muito seca nem muito úmida. Muito seca é quando ela parece terra seca, esmigalhando. Se ela ficar muito úmida, a cama vai ser compactada e isso é ruim, porque as minhocas não gostam e vão fugir da caixa. O ideal é que a umidade fique próximo a de uma terra de vaso recém regado, sem pingar muito quando espremido. A acidez também é um problema. Alguns tipos de alimento deixama  cama ácida e isso não é saudável para as minhocas. Um pH é ao redor de 7, mas não é necessário medir sempre. Pode-se evitar uma cama ácida colocando pouco ou quase nada de frutas cítricas (laranja, maracujá, limão) e também cebola e alho.
Nos próximos posts,darei dicas de como reverter algumas situações que podem acontecer no minhocário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário