sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Um ambiente bom para as minhocas

Bom, já falamos um pouco sobre  minhocas, agora vamos focar um pouco na "cama" onde as minhocas vão ficar. Chama-se de cama a substância em que as minhocas ficam, dentro do minhocário.
A cama tem que ter algumas condições para que o seu minhocário dê certo. Mas não tem problema se ele não der certo de início, porque dá pra corrigir o ambiente de várias formas... é bastante coisa, então vou dividir em vários posts.
Primeiro, é preciso escolher um bom local para colocar as caixas. Elas não podem ser colocadas num local em que bata sol nela diretamente, porque vai esquentar demais. Mas cuidado para que não esfrie demais! Se for o caso, cubra com uma toalha, lençol ou algo do gênero para evitar grande perda de temperatura. O ideal é que fique num local ventilado, ao abrigo do sol e em torno de 25oC de temperatura dentro.
Outra coisa que influencia bastante na qualidade da cama é a umidade. A cama não pode ser muito seca nem muito úmida. Muito seca é quando ela parece terra seca, esmigalhando. Se ela ficar muito úmida, a cama vai ser compactada e isso é ruim, porque as minhocas não gostam e vão fugir da caixa. O ideal é que a umidade fique próximo a de uma terra de vaso recém regado, sem pingar muito quando espremido. A acidez também é um problema. Alguns tipos de alimento deixama  cama ácida e isso não é saudável para as minhocas. Um pH é ao redor de 7, mas não é necessário medir sempre. Pode-se evitar uma cama ácida colocando pouco ou quase nada de frutas cítricas (laranja, maracujá, limão) e também cebola e alho.
Nos próximos posts,darei dicas de como reverter algumas situações que podem acontecer no minhocário.

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

"Anatomia" das minhocas

Desculpem a ausência, mas as semanas têm sido complicadas. =/

Bom, respondendo mais uma vez à perguntas:
Sim, é possível ver que as minhocas estão se reproduzindo. Dá para ver o aumento de movimentação na cama e se você prestar atenção, consegue ver as pequenas minhoquinhas. Com o tempo, é possível distinguir as minhocas "adultas" das menores, através do clitelo (uma espécie de faixa na primeira metade da minhoca). As que tem o clitelo são adultas (na verdade, já entraram na puberdade).

Agora, continuando a falar sobre minhocas... resolvi descobrir um pouco mais sobre como as minhocas são por dentro. E vi que realmente é bem interessante e bem diferente do que eu imaginava.
Pra começar, o sistema digestório delas é completo... elas têm boca, faringe, esôfago, papo, moela, um intestino comprido e ânus.
O sistema circulatório e o "respiratório" estão integrados. Minhocas não têm pulmões, mas fazem as trocas gasosas com o ambiente por capilares (vasos muito finos). Por isso que a qualidade da cama é importante! Se é muito úmida ou se a cama fica muito compactada, dificulta a "respiração" das minhocas. Elas possuem 5 corações (mas não descobri como eles ficam dispostos no corpo dela). Elas tem gânglios cerebrais, não possuem visão nem audição, mas são muito sensíveis ao tato.
Um dado muito importante é que as minhocas são fotofóbicas, ou seja, tem horror à luz (seja ela natural ou artificial). Ela morre rapidamente quando exposta à luz, por isso é importante que as caixas do seu minhocário sejam escuras ou protegidas de qualquer incidência de luz.
As minhocas têm poder regenerativo também... elas têm a capacidade de se autorregenerar (a parte posterior) se seccionadas até um certo ponto (que eu não sei bem qual... e não vou fazer experimentos para descobrir =P).
Uma imagem da minhoca por dentro:

sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Reprodução das minhocas

Um ponto que indica que seu minhocário está dando certo é se as suas minhocas começarem a se multiplicar. Num ambiente propício, elas se multiplicam rapidamente. Mas não se preocupe! Elas não vão se multiplicar além da capacidade do seu minhocário... Elas só vão se reproduzir até atingir um "limite de capacidade" do espaço e da comida. Mas não é porque tem muita comida que elas vão se reproduzir, já que há outros fatores limitantes. Então não adianta colocar mais comida para elas se reproduzirem mais.
Aqui vai uma curiosidade: as minhocas são seres hermafroditas incompletos, ou seja, todas as minhocas possuem órgãos reprodutores masculinos e femininos. Porém, elas não conseguem se reproduzir sozinhas, e precisam de outra minhoca. Elas trocam esperma (não sei se é bem esse o termo), e aí cada uma segue o seu caminho, e se foram fecundadas, terão muitas minhoquinhas (cerca de 100 "filhotes" por ano). Até 10 dias depois do acasalamento, a minhoca produz um casulo com mais ou menos 10 ovos, que podem ou não estar fecundados. A incubação leva de 10 a 21 dias, mas se as condições da cama não forem favoráveis, eles esperam até que o ambiente seja propício para eclodir. Depois de nascida, a minhoca atinge a puberdade com 60 a 90 dias, e aí pode se reproduzir.
Abaixo, uma foto de minhocas se reproduzindo:



Tirei muitas informações deste site: http://www.sna.agr.br/cria_minhoca.htm

terça-feira, 5 de outubro de 2010

Colocando a comida

Depois que você deixar as minhocas se adaptarem, chegou a hora de começar a colocar a comida.
Vou abrir um parêntesis: o meu minhocário tem como objetivo, além de diminuir o lixo produzido em casa, um projeto para o meu grupo escoteiro. Por isso testei várias coisas nele, pra chegar à melhor conclusão sobre como as coisas devem ser feitas. Então, as conclusões que eu cheguei com o meu minhocário serão passadas aqui porque funcionaram melhor comigo, mas pode ser que nem sempre funcionem melhor com todo mundo (depende do tipo e da quantidade de minhocas, por exemplo).
Voltando à comida... Não é todo tipo de comida que se pode colocar para as suas minhocas. Já vi muitas pessoas dizendo que tiveram ucesso quando colocaram pão, arroz, macarrão e até mesmo feijão. Eu não tive boas experiências com esses alimentos no meu antigo minhocário ("antigo" porque deu tudo errado, e aí eu comecei com a idéia de fazer um novo e mostrar para as pessoas como pode se fazer).
Pesquisando um pouco e por testes, descobri o que pode ou não ser colocado:

-PODE: borra de café, saquinhos de chá, legumes, vegetais, frutas, cascas de ovos, guardanapos de papel, folhas secas, palha ou serragem, papel (que não tenha impressões coloridas, porque contaminam a cama com metais pesados), restos de plantas e flores.
-NÃO PODE: madeiras tratadas, plantas doentes, carnes, peixes, laticínios (leite, queijo,etc), ossos e espinhas, sementes, gorduras e óleos.
-PODE POUCO: frutas cítricas, cinzas, restos de cebola e alho.

Massas, pães e arroz até podem ser colocados, mas em pouca quantidade e somente se não foram preparados com óleos e gorduras (até mesmo manteiga). E, claro, sem molho ou qualquer outra coisa. Mas cuidado! Eles mofam rápido, por isso a quantidade colocada não deve ser muito grande.
Frutas cítricas, restos de cebola e alho e cinzas não são muito legais porque alteram o pH da cama (que deve ser por volta de 7,0). Podem ser colocadas em pequenas quantidades, apesar disso.
Entende-se aqui que as pequenas quantidades são proporcionais ao tamanho do seu minhocário, e que devem representar menos de 1/4 dos resíduos adicionados.

Quando eu comecei a adicionar comida no minhocário, fui colocando aos poucos (principalmente para fins do meu projeto, eu pesei os resíduos - 100 gramas). Conforme foi passando o tempo, aumentei para 200 gramas, 300 gramas e até 400 gramas a cada dois dias, para ver a capacidade das minhocas. Mas pode-se colocar comida todos os dias.
Um ponto muito importante: NÃO coloque mais do que as suas minhocas podem comer por dia, por que as comidas mofam. Assim como nós, minhocas não consomem comida mofada, e nem o que está em contato direto com ela... isso prejudica muito o seu minhocário! Aí as minhocas, num longo prazo, começam a mrrer e seu minhocário não dará certo (essa é por experiência própria). =P

A primeira comida que eu coloquei no minhocário:




Nas primeiras vezes que eu coloquei comida, acabei misturando na cama para saber como as minhocas se comportariam, mas acabei descobrindo que não é o melhor. As minhocas se alimentam de cima para baixo, por isso o melhor é só despejar os resíduos por cima da cama e deixá-las fazerem o resto do trabalho.