terça-feira, 30 de novembro de 2010

Quantidade de resíduos

Outro fator importante para o sucesso do minhocário é acertar a quantidade de resíduos adicionados, e a qualidade deles também. Como já dito antes, é preciso ter um equilíbrio entre quantidade de matéria seca e matéria úmida. Resíduos de mais ou de menos no seu minhocário farão diferença na vida das suas minhocas.


 Poucos resíduos: Apesar das minhocas poderem sobreviver até três meses sem se alimentar, seu próprio excremento é tóxico para elas. Por isso, elas não suportam ficar por muito tempo sem novos alimentos, dado o espaço restrito do minhocário. Passe a acrescentar mais resíduos, ou mesmo papel e jornal caso não esteja produzindo muitos resíduos de origem vegetal na cozinha. Só atente para a umidade do que acrescentar, e se preciso regue ou borrife com água para regular a umidade da cama.


 Resíduos demais: as minhocas apresentam uma certa capacidade de transformação de resíduos em húmus por dia (vide post "Básico sobre minhocas"). O excesso de alimentos pode provocar o apodrecimento dos mesmos, e assim as minhocas se afastam deles e não os consomem, fazendo com que tais resíduos não sejam transformados em húmus e apenas apodreçam, causando mau cheiro. Deve-se calcular mais ou menos quanto há de minhocas no minhocário, e assim reavaliar as quantidades propostas. Se a quantidade de resíduos for muito maior do que a capacidade do minhocário, pode-se acrescentar mais uma caixa ao sistema, com mais minhocas e colocando resíduos nela também, ou pode-se construir outro minhocário.


Para isso que é importante calcular a sua produção de resíduos orgânicos antes de escolher o tamanho do seu minhocário, porque influencia muito na escolha (além do espaço disponível no local). Assim, não haverá resíduos de mais nem de menos, na maioria das vezes. Um dia ou outro também não é um problema, mas o excesso ou a falta recorrentes podem estragar o seu minhocário.

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Cama muito úmida ou muito seca

Outro problema da cama é a umidade. Eu particularmente numca tive uma cama mais seca que o ideal, mas já tive que controlar o excesso de umidade algumas vezes.


Cama muito seca: pode ocorrer pelo excesso de material seco, como folhas secas, serragem ou papel, em conjunto com a falta de resíduos úmidos, como melão, melancia ou borra de café/chá. Para resolver o problema, é só diminuir a quantidade de material seco, sem aumentar muito a quantidade de material úmido. Pode também regar ou borrifar com água para suplementar e acelerar o processo. Mas não pode encharcar a cama, senão vai inverter o quadro e a cama vai ficar úmida em excesso. As minhocas nao gostam de camas muito secas, então é provável que elas ou fujam da caixa ou desçam para o compartimento do chorume.


Cama úmida demais: pode ser causada pelo excesso de resíduo com muita água, como o melão, ou da falta de papel e folhas secas. Pode ser também pelo excesso de chorume acumulado na última caixa. O problema pode ser resolvido acrescentando uma ou duas partes de papel picado e/ou folhas secas para uma parte de resíduos, sendo que o total acrescentado ao minhocário deve ser o mesmo do limite de consumo pelas minhocas, não mais. Continue colocando nessas proporções até perceber que o problema está controlado, e quando achar que o minhocário se manterá bem, passe a colocar somente os resíduos. Mas sempre é bom acrescentar material seco para garantir um maior controle. Se o problema for o excesso de chorume, é só retirar o excesso. As minhocas também não gostam de camas muito úmidas, então elas também devem tentar fugir da caixa. Mas não coloque só matéria seca, senão a cama passará a ser muito seca.


Fotos do meu minhocário com serragem:



Chorume na última caixa do sistema:



Uma coisa que eu aprendi também é que às vezes parece que há pouco chorume, mas na verdade há chorume em excesso. A minha caixa é grande, e uma vez achei que dois dedinhos de chorume não era muito, mas mesmo assim quis tirar. No fim das contas, os "dois dedinhos" de chorume eram mais de dois litros. =P

quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Moscas e cama pouco arejada

Muito comum quando se faz uma composteira, o aparecimento de moscas não é um bom sinal no minhocário (e acho que na composteira também não, mas não tenho certeza). Outro problema comum é ter uma cama pouco arejada. As minhocas tenem a fugir, procurando por um lugar melhor. Às vezes elas saem do minhocário e morrem secas do lado de fora, o que é um sinal nem um pouco bom. Aí embaixo estão as dicas para tentar resolver esses dois problemas:

Cama pouco arejada: pode ser pelo excesso de vedação das caixas, ou por ela estar muito compactada. As minhocas precisam de oxigênio e de uma cama fofa para se locomoverem e se sentirem mais à vontade e exercerem sua plena capacidade de ingestão de resíduos. Por isso, o problema pode ser facilmente resolvido revolvendo a cama com um ancinho (e não com uma pá, para evitar partir as minhocas) de tempos em tempos, ou quando perceber que a cama está compactada demais. Pode-se aumentar a ventilação das caixas fazendo pequenos furos na tampa, o suficiente para ventilar sem que as minhocas saiam.

Aparecimento de moscas: pode ocorrer pelo mau cheiro ou pela cama estar muito úmida, quando se tem como tampa uma tela ou algum outro tipo de tampa que não seja inteiriça. O ideal é passar a utilizar uma tampa rígida, que vede bem para evitar a entrada de moscas e a fuga das minhocas.


No meu minhocário, eu tive esses dois problemas. A cama compacta muito facilmente quando está úmida, e eu tive muitos problemas com umidade no meu primeiro minhocário. As minhas minhocas fugiam o tempo todo da caixa. Passei a controlar melhor a umidade no meu novo minhocário, e fiz também furos na tampa. Eu acho que eu fiz furos demais, mas o que importa é que as minhocas não consigam sair por eles. Uma foto da minha tampa furada:



O problema com moscas foi diferente... estou com uma infestação de mosquinha de banheiro dentro da caixa. Não sei como elas entraram, mas todo dia abro a tampa e encontro muitas delas dentro... Tento tirá-las ao máximo, e agora estou testando fechar os buracos da tampa para ver se elas desaparecem.
Mais dicas nos próximos posts!