quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Colocando as minhocas

Respondendo mais perguntas... (aliás, estou adorando as perguntas... às vezes penso em tanta coisa que acabo esquecendo de escrever algumas).
1) Dependendo do lugar de onde você compra as minhocas, você compra pro quilo, por litro ou por unidade. Uma minhoca pesa mais ou menos uma grama, ou seja, um quilo tem 1000 minhocas. Um litro de minhocas tem mais ou menos 1500 minhocas.
2) A caixa da comida tem sim mais coisa além das minhocas e da comida... vou explicar nesse post. E a comida vai na caixa de cima... então quando ela encher, você põe a que estava em cima no meio e a que estava no meio ficará em cima, para você continuar colocando comida. Tudo fará sentido, acredite. hahaha

Bom, agora que já sabemos montar o minhocário, precisamos colocar as minhocas, certo?
Mas não é só conseguir as minhocas e jogá-las lá... tem um jeitinho de fazer isso (pelo menos eu fiz assim e, de experiências anteriores, funcionou melhor).
As minhocas vão na caixa de cima (uma das que tem os furinhos no fundo). Antes de colocar as minhocas, coloque algo seco por baixo. Serve papel ou jornal picado (sem impressão colorida, porque tem metais pesados e contamina o húmus!), serragem ou folhas secas. Coloque o suficiente para dar um dedo de profundidade. Por cima dessa camada, comece a colocar as minhocas. Se elas já vieram no húmus, coloque do jeito que vieram. Se elas vieram sem húmus, junte terra ou húmus (o melhor é húmus), o suficiente para que as minhocas não fiquem muito visíveis.
As minhas minhocas vieram assim:



Eu escolhi serragem para por no fundo, porque já tinha em casa.


Depois de todas as minhocas estarem na caixa...


Então, por cima das minhocas com húmus, coloque um pouco mais de serragem/folhas secas/papel ou jornal picado. Isso é para ajudar no controle da umidade e incrementar a cama (o lugar onde as minhocas ficam) das minhocas. Não precisa de muito, só um pouco.


Prontinho! Suas minhocas já estão na caixa. Agora coloque a caixa com tampa no lugar (lembrando, é a de cima) e espere uns dias.
Quando eu digo uns dias, eu esperei duas semanas para as minhocas se ambientarem. É bom dar um tempo para elas conhecerem a "nova casa" e se habituarem com o espaço. Não se preocupe se você encontrá-las passeando dentro das outras caixas... só fique de olho se elas começarem a sair pra fora da caixa ou muitas morrerem secas na caixa do fundo.
Eu recomendaria no mínimo uma semana de repouso para as minhocas antes de começar a colocar a comida... Pra mim deu certo. =)

domingo, 26 de setembro de 2010

Montando seu minhocário

Respondendo a pergunta da Andreia, eu vou indicar alguns lugares para conseguir minhocas vermelhas-da-Califórnia.
Um é a Morada da Floresta, que fica aqui em São Paulo. Outro, de onde eu peguei as minhas, foi com o Bicho Brasileiro. de Curitiba. Tem o Minhobox, também, mas a quantidade mínima é muito grande para um minhocário só, eu acho. É só procurar na internet que é fácil de achar os sites, e aí é só escolher um (ou qualquer outro).
Você pode pegar minhocas de alguém que tenha um minhocário pronto e estável, porque mesmo tirando algumas o sistema se equilibra rapidamente, por que as minhocas se reproduzem no sistema.

Agora vamos começar com a montagem do minhocário mesmo. O meu sistema é baseado no sistema da Minhocasa (projeto muito interessante de Brasília - http://www.minhocasa.com/). É composto de três caixas iguais, de plástico, que se encaixam, e uma tampa só. Eu coloquei uma torneirinha para facilitar a retirada do chorume também.
As minhas caixas são muito boas (são da Marfinite (http://www.marfinite.com.br/), mas qualquer tipo de caixa que se encaixe uma dentro da outra serve (para este modelo de minhocário... existem outros que colocarei em outros posts).
Eu escolhi caixas de 40 litros porque tenho lixo equivalente a seis pessoas... mas o tamanho da caixa varia de acordo com a necessidade de cada um. E quanto maior a caixa, maior o tempo que leva para o húmus ficar pronto e mais minhocas são necessárias.
Esse minhocário funciona assim: a última caixa será para o chorume; a do meio fica vazia e a de cima é onde se coloca as minhocas e a comida, e ambas tem furos no fundo, para a passagem livre das minhocas. A comida vai sendo colocada (em proporções que vou explicar num outro post) e quando a caixa encher, você inverte a do meio com a de cima.
Parece complicado, mas não é... é simples.

Vamos para o passo-a-passo:
1) É preciso escolher o tipo e o tamanho de caixa mais adequado para você, e isso depende de quanto lixo orgânico (que pode ser utilizado no minhocário) você produz. Para uma família de 5 pessoas, com uma produção boa de lixo orgânico (400 gramas por dia), uma caixa de 30 litros é suficiente. Outro jeito de escolher o tamanho é o espaço disponível para colocar o minhocário. Não adianta querer colocar caixas de 30L ondenão tem espaço, né?

2) Marque e faça os furos. O melhor é que eles tenham diâmetro suficiente para as minhocas grandes passarem (0,5cm é ideal), e que fiquem em distâncias mais ou menos iguais. Lembrando: faço furos em apenas 2 das 3 caixas.



3) Se quiser, instale um torneirinha (daquelas de bebedouros, feitas de plástico). Isso não é necessário, mas nas caixas maiores facilita a retirada de chorume porque você não precisa levantar as outras quando estiverem cheias e pesadas. Não se esqueça de vedar bem, senão vai vazar chorume.



4) Limpe bem as caixas, para que não sobre nenhum resíduo para atrapalhar as minhocas ou contaminar o seu húmus.

Pronto, o minhocário deve ficar assim:


Aí, é só pedir as minhocas!
Mas as minhocas precisam ser instaladas antes de colocar a comida. Como este post já está gigante, explico outro dia mais detalhes! =)

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Básico sobre minhocas

Pra ter um minhocário, eu descobri que não basta ter um espacinho e umas minhocas... é um pouco mais complicado do que isso.
É preciso proporcionar um ambiente bom para as minhocas, e para que tudo dê certo, é melhor que se tenha o tipo certo de minhoca. Não é qualquer minhoca de jardim que se deve usar.
As melhores são as Vermelhas-da-Califórnia (Eisenia foetida) ou a Gigante-africana (Eudrilus eugeniae).
As duas servem para minhocários, mas são diferentes. As Vermelhas-da-Califórnia são mais versáteis e se adaptam melhor a pequenos espaços como um minhocário em caixas. As Gigantes-africanas, embora funcionem bem em minhocários, são maiores do que as Vermelhas-da-Califórnia (têm de 22 a 32cm, enquanto as vermelhas têm de 6 a 12cm). A gigante também é mais exigente quanto a temperaturas fora do intervalo de 20 a 25oC, enquanto a vermelha se vira bem de 15 a 25oC no máximo.
No meu minhocário, eu tenho minhocas Vermelhas-da-Califórnia. Mas conheço pessoas que misturam os dois tipos de minhoca, já que a vermelha não se dá muito bem com carnes e proteínas, mas a gigante costuma dar certo com esse tipo de alimento.
A quantidade de minhocas vai depender do tamanho do seu minhocário e de quanto de "alimento" você pretende colocar por vez. Você pode calcular mais ou menos 2 minhocas para cada grama de alimento colocado por dia, já que a Eisenia foetida consome quando adulta aproximadamente 0,5g por dia.
As minhocas são a alma do minhocário, então é preciso acertar bem na escolha do tipo e da quantidade.

segunda-feira, 20 de setembro de 2010

O que é vermicompostagem?

Agora sim começa a parte interessante! Vou começar a falar dos benditos minhocários. =)
Um minhocário funciona da seguinte forma: colocamos nosso lixo orgânico nele e as minhocas fazem o resto do trabalho para transformá-lo em húmus.
Ok, até aí é muito fácil, né? Mas o que é compostagem, pra começar?
A compostagem é um processo de degradação biológica, que com a presença de microrganismos, oxigênio e matéria orgânica produz composto, que é a matéria orgânica estabilizada em fase de humificação (e quando colocado no solo vira húmus). A vermicompostagem é um tipo de compostagem, no qual se usam minhocas para acelerar o processo de degradação da matéria orgânica e obter o vermicomposto, mais conhecido como húmus de minhoca. No sistema de vermicompostor, também é formado o chorume, um líquido formado no processo de degradação que pode ser utilizado como biofertilizante (em partes iguais com água).
E um vermicompostor nada mais é do que um minhocário.
A vantagem de se fazer uma vermicomposteira é que se pode utilizar espaços limitados, como apartamentos, e o processo é também mais rápido do que a compostagem convencional.
Nos próximos posts vou começar a explicar sobre como montar o seu minhocário ou mantê-lo da melhor forma possível (segundo as minhas tentativas no meu próprio minhocário).

quinta-feira, 16 de setembro de 2010

3 Rs... ou melhor, 5 Rs

No último post falei um pouco sobre o lixo no Brasil... Agora posso falar um pouco do lixo em casa.
Estou colocando só alguns pontos antes de começar a falar sobre minhocário propriamente, porque acho importante sabermos porque é tão importante a atitude de se fazer um minhocário.
Às vezes achamos que reciclar é o suficiente. "Ah, tudo bem comprar isso... é de plástico, então é reciclável".
Mas a verdade é que temos que levar muito em conta os 3 Rs: Reduzir, Reutilizar e Reciclar.
Devemos reduzir o nosso consumo excessivo, reutilizar principalmente as embalagens (um pote de sorvete pode virar um recipiente para guardar comida na geladeira) e reciclar tudo o que for possível.
Mas acho muito interessante encaixarmos mais dos Rs no nosso dia-a-dia: Repensar e Reintegrar.
Devemos repensar os nossos hábitos e ver se conseguimos de alguma forma torná-los menos nocivos a nós mesmos (estresse) e aos outros (produção de lixo).
Mas o mais legal, que encaixa na temática desse blog, é o Reintegrar.
Com o uso de um minhocário, é possível reintegrar nosso lixo orgânico na natureza com a produção de húmus. E assim, diminuimos muito mais a nossa produção de lixo que vai para aterros ou outros lugares.
Fazemos a nossa parte, de um jeito simples e fácil.

terça-feira, 14 de setembro de 2010

Alguns dados sobre lixo

Hoje em dia, o pensamento das pessoas está mudando. Antigamente, restos de comida na maioria dos casos eram apenas lixo (aliás, muitas vezes misturado com lixo comum). Hoje, além de se separar recicláveis do restante, muitas pessoas têm enxergado o potencial do lixo orgânico. Além disso, o lixo orgânico pode ser visto como um alimento muito rico para as minhocas de vermicompostagem. Alimentando as minhocas, também damos um fim interessante para parte (aliás, grande parte) do nosso lixo produzido em casa.
Sabia que no Brasil são coletadas aproximadamente 300.000 toneladas por dia? E só em São Paulo capital, são recolhidas mais de 105.600 toneladas por dia?(de acordo com o IBGE no ano de 2000).
Estimando (pelo censo do IBGE de 2007) que o município de São Paulo tenha 10.900.000 habitantes, temos a quantidade de 9,7 quilos de lixo por pessoa por dia, dos quais aproximadamente 45% é reciclável (que nem sempre é separado e enviado para a coleta seletiva)e 40% é orgânico.
Claro que nem todo o lixo orgânico pode ser aproveitado num minhocário, mas grande parte dele sim.

Pense nos números acima... Produzimos muito lixo, infelizmente.
Mas o minhocário vem como uma das saídas para diminuir a quantidade de lixo produzida.
Cada um faz o que pode. =)

domingo, 12 de setembro de 2010

Começando pelo começo

Afinal, do que se trata esse blog?

Aqui falarei sobre algumas coisas, mas principalmente sobre minhocários e sobre a utilidade deles, seja em casas, sítios, fazendas ou até mesmo dentro de empresas. Qual a função deles e a importância para nós e para o meio ambiente, especialmente hoje em dia com essa onda toda de sustentabilidade, papos sobre conservacionismo e pensamentos verdes.

Lógico que, logo assim de cara, essa parada toda de "Papo de Minhoca" parece uma coisa meio maluca, sem pé nem cabeça, mas conforme eu for apresentando o projeto tudo vai se esclarecer. Dúvidas, experiências e curiosidades minhas e dos leitores farão parte do desenvolvimento desse blog.

Bem-vindo ao Papo de Minhoca! =)